sexta-feira, 14 de novembro de 2008

a limitação do ser humano

quem disse que temos de ser felizes?

onde é que isso está escrito?

porque perdemos tempo a tentar ser felizes?

se nunca, por mais que nos esforçemos e abdiquemos e subjuguemos, vamos conseguir ser felizes por mais que 2 minutos seguidos?

porque continuamos em busca da felicidade?

e o que é a felicidade?

hoje só me ocorre uma definição: é uma TRETA!

1 comentário:

NUNO MACHADO disse...

"Tudo é sofrimento...até a felicidade é sofrimento."

Divide esta frase em duas partes:

1. Tudo é sofrimento...num primeiro momento questionas, duvidas, colocas oposição a tamanha afirmação...como é possível que tudo seja sofrimento?

2. Até a felicidade é sofrimento...bem, se a coisa já era má agora ficou muito pior. Paras para reflectir um pouco e, aceitando a verdade contida nesta afirmação, sentes o teu ego a reduzir-se à sua enorme insignificância.

Esta verdade já era conhecida à muitos milhares de anos, no entanto, tal como muitas outras leis universais, foi-se perdendo nos séculos, à medida que o Homem se afastou da sua verdadeira natureza. Não abordes a questão com um sentido Espiritualista ou Moralista, de espiritual ou moral não tem nada, mas sim de um ponto de vista Naturalista.

Observa bem o mundo que te rodeia, desde o momento em que nasces até ao momento em que morres. Porque é que tudo é sofrimento?

Concordo com o teu título "a limitação do ser humano". Sem dúvida que o ser humano é limitado.
Tudo é sofrimento porque o ser humano é, de facto, ignorante. Falo em ignorância com o sentido de falta de consciência...inconsciência do corpo físico, emocional, mental e intuicional...são todas estas inconsciências que nos fazem sofrer.

Sofremos à procura da felicidade porque a procurámos fora de nós mesmos, ou seja, projectamos a felicidade em pessoas e em coisas materiais. Ao fazê-lo criamos a ilusão de contentamento, não nos apercebendo que a mudança que esses bens materiais e essas pessoas podem sofrer nos fogem ao controlo. O sofrimento resulta então da não conformidade com as expectativas que projectamos nas coisas e nos outros e que em momento algum controlamos, responzabilizando-os assim pela nossa felicidade ou infelicidade.

Contudo não afirmo que a felicidade não exista. Ela existe sim. Só não a procuramos da forma correcta.
Quando conseguimos fazer a projecção inversa, ou seja, quando somos capazes de procurar dentro de nós mesmos, é que encontramos felicidade.
Só quando somos apazes de reconhecer o nosso verdadeiro "EU", aceitar as suas qualidades e limitações e aprender com elas, é que somos verdadeiramente felizes.

Conseguir responder as questões "Quem sou eu?" e "Quall é o meu papel neste mundo?" é um caminho longo e demorado, mas não digas que é uma treta.

Beijinho ... e um sorriso ... :)

Nuno
(www.ocaminhodovale.blogspot.com)